
mee3br-Assessoria Contabil e Empresarial
A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE NEGÓCIOS COMO PRIMEIRO PASSO PARA A MONTAGEM DE UM NOVO EMPREENDIMENTO
18/04/2015 23:15
"Plano de negócios" |
A necessidade da ORGANIZAÇÃO e do PLANEJAMENTO para que um empreendimento desse certo, já se utiliza desde a época da Teoria da Administração Científica, com F.W. Taylor, utilizando conceitos como o Estudo dos tempos e movimentos, passando pela linha de montagem de Henry Ford até os conceitos de Qualidade Total de Demming e as Teorias Modernas de Peter Drucker.
Para ficar claro, vamos utilizar o conceito criado por E.W. Demming, o Papa da Qualidade Total, o PDCA, ou seja, iniciais de Plan, Do, Check e Action (Planejar, Desenvolver, Controlar e Agir). Deming, deixa claro que só se chega a excelência com um planejamento passo-a-passo de todas as ações e estratégias do empreendimento, pois ao contrário do que o senso comum pensa Administração e Gestão do Negócio, têm que ser tratados como uma ciência, e com certeza até mais difícil do que uma formulação matemática, física, química, etc, pois em uma empresa trabalha-se em cima de projeções e conjunturas, números, indicativos, fluxos financeiros, variáveis controláveis e incontroláveis, micro e macros cenários, ou seja, chegar ao ponto de se projetar o que vai acontecer na empresa e no mundo em 1,2,5...20 anos no caso de algumas grandes empresas, sendo em lugares mais estabilizados como nos Estado Unidos, em lugares que são verdadeiros Barris de Pólvora como América Latina ou Oriente Médio, sem contar com os fenômenos naturais como furacões, tornados, Enchentes, etc. Sendo assim, porque planejar-se então???...justamente, para que a empresa seja ela de porte pequeno, médio ou grande, tenha fôlego, ou seja, esteja numa situação financeira razoável, se necessitar baixar preço ou pagar mais pela matéria prima, sem que sinta tanto. Para as grande essa realidade existe, pois podem contratar e pagar por consultorias renomadas. Para as pequenas, essa realidade até hoje é foi complicada, por não terem acesso a quase nenhum tipo de ajuda, com exceção de Órgãos como Sebrae e algumas publicações. NOTA: Dispomos para você em nossa pagina de DOWNLOAD diversos modelos |
Monte seu plano de negócios
I. Sumário Executivo
Resumo do que é o plano, descrevendo às partes importantes do projeto (O que é, como fazer, como entregar, para quem entregar, etc.), falando das idéias básicas de cada coisa. Fazer o Sumário Executivo depois do plano terminado.
II. Descrição geral da empresa / projeto
1. Descreva o histórico; a origem; projetos anteriores e quem participa; Qual vai ser a forma jurídica da empresa;
2. Setor de atuação, área geográfica, principais produtos e clientes; e,
3. Qual a missão, visão, metas e objetivos estratégicos da empresa.
III. Produtos e serviços
Descrição detalhada:
1. Do que é o produto; Seu custos; Características; Benefícios (tangíveis e/ou intangíveis); Diferencial do produto em relação ao seus concorrentes; Se você desenvolveu novos produtos ou serviços, qual o processo de desenvolvimento , o que está sendo desenvolvido, como chegou aos resultados e como vai ser a evolução; Linha exclusiva, patenteada, se pode ser imitada por outros;
2. Abordagem geral da fabricação: terceirizada, própria;
3. Processos (fluxograma) internos e externos;
4. Relevância da tecnologia, comparação do padrão frente a concorrência;
5. Produção: capacidade instalada, ciclos operacionais, custos, rendimentos, perdas previstas etc;
6. Políticas de produção: movimentação e armazenagem, manutenção, qualidade, planejamento, programas de redução de custos e despesas;
7. Recursos (instalações, maquinário e equipamentos, mão-de-obra, etc.) e suas fontes;
8. Necessidade de investimento em equipamentos e instalações;
9. Fornecedores e vendedores e as relações com eles;
10. Capacidade da empresa para cumprir suas metas de fornecimento;
11. Influências externas, seus impactos e riscos (ou oportunidades) sobre a empresa e possíveis maneiras para lidar com as influências (preço e disponibilidade de recursos produtivos, avanços tecnológicos no setor, mudanças de hábitos ou de estrutura da clientela, regulamentações);
12. Proteções asseguradas (patentes, licenças, marcas), seu impacto;
13. Atividades e processos de desenvolvimento de produtos; Estágio de desenvolvimento do produto, como chegou até aí, como vai evoluir; e,
14. Cronograma das principais atividades e investimentos.
IV. Plano de Marketing
1. Como ele pode ter sucesso;
2. Quantificar e descrever mercados e segmentos, em que irá atuar, suas importâncias e natureza;
3. Potencial para o produto ou serviço em função da demanda;
4. Vantagens competitivas da empresa e do produtos ou serviço;
5. Limitações impostas pelas legislações vigentes;
6. Localização da empresa (principalmente quando se trata de empresas de varejo);
7. Distribuição (Força de vendas própria, revendedores, distribuidores, intermediários, Remuneração, Incentivos.). Custos de distribuição;
8. Política de preços e descontos, prazos frente à concorrência. Carteira comparado com concorrência; e,
9. Propaganda e promoções; conceito e conteúdo da campanha, os veículos e a extensão de seu uso; uso de relações públicas (publicidade); orçamento de marketing e sua alocação entre as várias atividades e veículos de comunicação.
V. Capital Intelectual
Resumo do Currículo de cada um dos participantes do projeto e dos colaboradores, deverá conter um resumo da formação e das atividades já realizadas por cada um.
VI. Plano de Investimentos
1. Quais as premissas sobre as quais estão baseadas as projeções;
2. Premissas sobre a origem das receitas;
3. Premissas sobre a origem das despesas;
4. Demonstrações de resultados até estabelecimento da “estabilidade” da 5. empresa após o investimento;
6. Balanços e demonstrativos de resultados dos últimos 3 anos; e,
7. Para novas empresas um balanço, fazer posição financeira quando da sua fundação, e os balanços anuais projetados.
BOA SORTE E MÃOS A OBRA
fonte: site boas ideias
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